Pessoas com 80 anos ou mais poderão receber a dose de reforço contra a Covid-19, a partir desta terça-feira (28).
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, na segunda-feira (27), o acréscimo de público ao acesso à dose de reforço da vacina contra a Covid-19, e também, o adiantamento da 2ª dose para as pessoas que tomaram a AstraZeneca.
Acompanhe abaixo quem tem o direito às doses da vacina no Distrito Federal:
• 3ª dose: a vacinação será realizada para pessoas com 80 anos ou mais, a partir da terça-feira (28). Não é necessário agendamento. Vale ressaltar que a dose de reforço é para os indivíduos que tomaram a 2ª dose ou a dose única, há no mínimo, 6 meses. Antes desse novo parâmetro, o reforço estava sendo dado para pessoas com 85 anos ou mais.
• Adiantamento da 2ª dose da AstraZeneca: a vacinação será feita de quarta-feira em diante. O adiantamento será dado para quem tinha a previsão de tomar a 2ª dose até o dia 8 de outubro.
Os adolescentes que têm 12 anos ou mais, poderão tomar a 1ª dose ou a dose única da vacina, a partir desta terça-feira.
Dessa forma, o Sistema de Saúde do Distrito Federal terá aplicado as vacinas a todas as idades, pelas quais, o Ministério da Saúde recomendou, anteriormente.
Você pode encontrar os endereços dos postos de vacinação, no site da Secretaria de Saúde a partir de terça-feira (28).
A dose de reforço poderá ser realizada em imunossuprimidos que possuem 18 anos ou mais. Entretanto, diferente dos idosos com 80 ou mais, essas pessoas deverão realizar o agendamento, ou pela internet, ou pela UBS (Unidade Básica de Saúde), para que possam ser atendidas.
Aos profissionais de saúde, ainda não há previsão para a aplicação da dose de reforço.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Divino Valero, nesta terça-feira haverá uma reunião da Secretaria de Saúde do DF para definir os procedimentos que serão tomados, para que os profissionais da saúde possam receber a dose de reforço.
Veja outras matérias sobre vacinação e saúde no Distrito Federal.