Ataque hacker tira do ar sites do Ministério da Saúde e do Conecte SUS

Grupo que teria feito a invasão pediu contato para devolver os dados.

O site do Ministério da Saúde saiu do ar após um ataque hacker na madrugada desta sexta-feira (10). O aplicativo e a página do ConecteSUS – plataforma que fornece o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 – também foram invadidos e estão indisponíveis. Usuários que tentaram acessar o site se depararam com uma mensagem afirmando que os dados internos do sistema haviam sido copiados e excluídos.

O “Lapsus$ Group”, que assumiu a autoria do ataque, afirmou que 50 terabytes de informações foram retirados do sistema e estão em posse do grupo. “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”, dizia a mensagem exibida no site nesta madrugada. Mais tarde, o recado desapareceu, mas as páginas permanecem fora do ar, não sendo possível acessá-las. O problema também afetou o sistema de notificação de casos da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou o ataque e disse que a invasão “comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital”.

Ainda segundo a pasta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados pela pasta para apoiarem nas investigações, e o Departamento de Informática do SUS (Datasus) “está atuando com a máxima agilidade para o reestabelecimento das plataformas”.

 

Picture of Humberto Pereira

Humberto Pereira

Jornalista Responsável - Registro - 13759/DF