Moradores do DF Recebem Guarda-Chuvas Emprestados Pelo Metrô

Os guarda-chuvas que estão no ‘achados e perdidos’ dos terminais de metrô de Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria serão emprestados aos passageiros que precisarem.

O “Projeto Guarda-Chuva Compartilhado” foi retomado pelo Metrô do Distrito Federal, devido às chuvas que assolam a capital. Esta campanha tem por finalidade de emprestar o objeto aos moradores que são atingidos pela mudança semanal de clima na região.

As estações de metrô que aderiram ao Projeto são: Terminal Samambaia, Ceilândia Centro e Galeria. A quantidade total de guarda-chuvas que foram esquecidos nas estações e que não foram resgatados pelos proprietários, é de 125.

De acordo com a diretriz do Metrô do Distrito Federal, o dono de qualquer objeto esquecido nas estações possui 6 meses para efetuar o resgate no Posto Central de Objetos Achados e Perdidos (PCOAP), na Estação Galeria dos Estados.

Se porventura, o item não for buscado neste período, ele pode ser reciclado, descartado ou doado.

Esta campanha tem o apoio da Fábrica Social, na qual, é um programa desenvolvido pela Secretaria de Trabalho que tem por objetivo capacitar as pessoas para terem autonomia financeira e profissional. 

A gerente de Projetos Especiais, Letícia Divina afirma: “Queremos chamar a atenção para a necessidade de compartilhar o objeto. Ou seja, usar e depois devolver nas estações para que outros passageiros também possam se beneficiar”.

Projeto foi inspirado em filme de Charles Chaplin

A campanha que empresta guarda-chuvas nasceu de uma ideia da Maria de Lourdes Galvão, que atua como agente de estação por mais de 20 anos, no ‘achados e perdidos’.

De acordo com a profissional, guarda-chuvas é um dos itens mais esquecidos dentro dos vagões e das estações.

Maria pondera que: “As pessoas não voltam pra buscar e eu via muita gente esperando passar a chuva pra ir pra casa. Então, pensei em devolver ao usuário o que era dele”.

O projeto foi inspirado em uma cena do filme “Dia Chuvoso”, do personagem Carlitos, no qual, foi interpretado por Charles Chaplin.

Picture of Humberto Pereira

Humberto Pereira

Jornalista Responsável - Registro - 13759/DF