Os incêndios florestais são responsáveis por destruírem cerca de 14.064 hectares de mata existentes no DF, somente neste ano.
Dois fatores contribuem ainda mais para a proliferação das queimadas na região, são eles: alto índice de temperatura e baixa umidade relativa do ar.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Estatística (Inmet), nesta sexta-feira (17), a temperatura máxima atingida foi de 32 graus Celsius. E, a umidade chegou a alcançar 15% no valor mínimo.
Vale ressaltar que a porcentagem ideal da umidade relativa do ar varia de 40% a 70%.
A previsão para esse final de semana é boa para o combate das queimadas, as temperaturas não vão atingir números altos. Porém, a partir de segunda-feira (20), os termômetros devem voltar a marcar altas temperaturas.
Existe uma previsão de chuva para a próxima quarta-feira, dia 22.
Caso ocorra, a chuva poderá abaixar, drasticamente, o número das queimadas no Distrito Federal.
Nesta semana, o Corpo de Bombeiros atuou em várias regiões do DF, como por exemplo: Sobradinho e Lago Oeste.
Infelizmente, todos os meses de setembro dos últimos anos, registraram os maiores índices de incêndios florestais, de acordo com a Corporação.
Previsão do tempo
A meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, disse que as temperaturas nesse final de semana, não vão passar dos 32°C no DF.
Prosseguiu dizendo:
Vamos manter esse padrão nos próximos dias. Já na segunda-feira (20), as temperaturas voltam a subir, em uma segunda onda de calor.
De acordo com a previsão do tempo, segunda e terça serão dias bem quentes. A temperatura deve chegar aos 35°C e 36°C, respectivamente.
Leia mais matérias no Portal de Notícias CAPITAL EM PAUTA.