GDF Anuncia Expansão do Metrô em Samambaia com Investimento de R$ 319 Milhões

Em um passo importante para melhorar a mobilidade urbana do Distrito Federal, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, nesta quarta-feira (19), às obras de expansão da linha do metrô em Samambaia. O projeto contará com um investimento de R$ 319,7 milhões, provenientes de recursos próprios do GDF e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A expansão resultará na construção de 3,6 quilômetros adicionais de via, que se estenderão da atual estação Samambaia até o subcentro oeste da região, nas proximidades da 1ª Avenida Sul, ligando Samambaia Norte a Samambaia Sul. Durante o trajeto, serão erguidas duas novas estações: a Estação 35, localizada na QR 111, e a Estação 36, na QR 117. Cada uma terá aproximadamente 7 mil metros quadrados e ficará próxima a importantes equipamentos públicos, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Centro Olímpico e o Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Ayrton Senna. A Estação 36 será a nova parada final do ramal de Samambaia.

Além disso, a obra prevê a construção de três viadutos com passagens integradas para pedestres e quatro passarelas aéreas nos pontos de maior circulação. Também serão realizadas escavações, remanejamento de interferências, implantação de novas redes de drenagem, pavimentação, via permanente semienterrada, emissário e instalação de sistemas de energia, telecomunicações e mecânicos.

A licitação para as obras foi vencida pelo consórcio CG – JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas. Esse projeto integra o Plano Diretor de Transporte Urbano do Distrito Federal (PDTU-DF), previsto pela Lei nº 4.566, de 4 de maio de 2011.

A expansão deve beneficiar mais de 15 mil passageiros diários, consolidando a conexão de Samambaia com outras regiões administrativas do DF. Com as obras concluídas, a previsão é que o metrô passe a atender 420 mil passageiros por dia, mais que o dobro da capacidade atual, que é de 180 mil.

Paralelamente, o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, informou que está em andamento o processo de aquisição de 15 novos trens, destinados a atender as expansões em Samambaia e Ceilândia. “Temos o projeto aprovado no Ministério das Cidades e estamos buscando alternativas de financiamento junto ao BNDES e outras fontes, inclusive internacionais”, explicou Cabral. A primeira etapa do processo de compra está prevista para abril.

Em Ceilândia, também está em curso a ampliação da linha do metrô, com 2,3 quilômetros adicionais e duas novas estações, localizadas entre as QNOs 5 e 13 e entre as QNOs 7 e 15. Essa extensão atravessará a cidade até as imediações da BR-070, na saída para Águas Lindas, e tem potencial para atender mais 22 mil passageiros por dia.

Outro projeto em andamento é a elaboração de estudos de viabilidade para a implantação da Linha 2 do metrô, que interligará Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à Rodoviária do Plano Piloto e Esplanada dos Ministérios. O prazo para entrega das propostas licitatórias vai até o dia 25 deste mês, e a empresa vencedora terá 13 meses para concluir os estudos.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou a relevância dos investimentos: “A expansão das linhas e a renovação da frota vão reduzir os tempos de deslocamento e dobrar a capacidade do transporte metroviário, tornando o sistema mais eficiente e confortável para a população”, afirmou.

Atualmente, o Metrô-DF conta com uma rede de 42,38 quilômetros, que liga Brasília a Ceilândia e Samambaia, passando por Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia), Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.

 

Picture of Humberto Pereira

Humberto Pereira

Jornalista Responsável - Registro - 13759/DF

Mais conteúdos