Uma medida será tomada pelo Governo do Distrito Federal nesta quarta (22) que é a liberação de eventos com presença de público, segundo informações do próprio governo do DF.
Pelo planejamento, as regras passam a valer a partir da data da publicação em Diário Oficial neste mesmo dia.
Com isso, shows, encontros, feiras e exposições, além de cursos profissionalizantes e de capacitação poderão abrir para público desde que respeitem as recomendações e medidas de segurança sanitárias.
O retorno de atividades com público presente é possível pelo avançado estágio de vacinação contra o coronavírus no Distrito Federal.
E segundo informações do próprio governador, a ocupação de leitos também contribui para decisão.
O governador Ibaneis Rocha, afirmou que:
Nós temos uma ocupação de leitos covid-19 girando em torno de 50%, o que nos dá uma folga muito grande. Mas tenho certeza que, caminhando devagar e olhando para frente, a gente vai conseguir sair de vez dessa.
Basicamente os organizadores dos eventos deverão seguir regras como manter até 50% do espaço ocupado, não vender ingressos no local, sendo feito somente de forma online e as pessoas deverão apresentar comprovante de teste PCR negativo para covid-19 com até 72 horas de realizado.
Além disso, pessoas que já tomaram a segunda dose a mais de 15 dias também poderão participar seguindo os protocolos de saúde para prevenção da doença.
O mesmo serve para jogos de futebol nos estádios que terão agora 50% de sua capacidade liberada para eventos esportivos.
Vale destacar que a fiscalização sobre o cumprimento das regras estará acontecendo a todo instante no Distrito Federal.
Fique atento ao diário oficial para mais detalhes sobre o assunto.