Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, anunciou as informações por uma de suas redes sociais. Alegou que vai haver “busca ativa” pelas pessoas que ainda não se vacinaram; a campanha vai ser feita em 9 feiras e, também, na Rodoviária do Plano Piloto.
Foi anunciado, nesta quarta-feira (10), pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, que Brasília vai ter um “Dia D” para vacinar os cidadãos que ainda não receberam as doses restantes, no dia 20 de novembro.
De acordo com Ibaneis, grupos farão uma busca por “pessoas que podem ainda não ter se imunizado”.
A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), ponderou que a ação vai ser feita na Estação Central do Metrô (Rodoviário Plano Piloto) e em 9 feiras populares. A nota diz: “O objetivo é alcançar 257.717 pessoas que ainda não iniciaram o ciclo vacinal com a primeira dose ou dose única”.
O governador realizou um post em uma rede social afirmando: “também estaremos oferecendo nas unidades básicas de saúde a segunda dose, a dose de reforço e seguimos vacinando adolescentes”.
O Distrito Federal vacinou, completamente, 58,07% da população, até o fim de terça-feira (9). Porém, a taxa de cidadãos que tomaram a 1ª dose estava em 74,11%.
O denominado “Dia D” detém o intuito de obter aceleração na imunização no Distrito Federal.
No final de outubro, a Secretaria de Saúde da capital disse que existiam cerca de 400 mil pessoas aptas a receberem a 2ª dose da vacina, porém não tinha procura esperada.
Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde, diz: “Com esta mobilização, a secretaria pretende sensibilizar a população em seus ambientes comuns, como feiras, rodoviária e unidades básicas de saúde que a vacina é um bem popular de fácil acesso, e gratuito”.
Completou explicando que as pessoas precisam ter a boa vontade de garantir a proteção da própria vida e da vida do próximo. Devido a isso, a vacinação será realizada em diversas feiras populares no Distrito Federal.
Quem pode tomar a vacina?
A campanha de vacinação contra a Covid-19 está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos e adultos.
O horário de atendimento, da maioria das unidades, é das 8h às 17h. Existem postos de vacinação que ficam abertos até as 22h.