A região tem menor média de novos casos de Covid-19, desde o dia 13 de Fevereiro, há 247 dias. A média de óbitos encontra-se sob controle e a taxa de transmissão foi registrada abaixo de 1, o que indica que não haverá avanço na proliferação do vírus.
Foi registrada, nesta segunda-feira (18), pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a menor média móvel de novos infectados pela Covid-19, desde o dia 13 de Fevereiro. A média chegou a 534 novos casos e, é 38,3% menor ao boletim de 14 dias anteriores.
Já que a variação se encontra acima de 15%, é esperado que a média, de novos infectados pela Covid-19, continue caindo.
A média móvel de óbitos pela Covid-19 está caindo, lentamente. Em relação há 2 semanas, a média caiu em 4,2%, ou seja, pelo fato de estar abaixo dos 15% de variação, indica que o número de mortes sofrerá leve queda.
O alívio que a população do Distrito Federal está tendo é, completamente, entendível. Entretanto, o distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel devem continuar sendo obedecidos para que os números continuem caindo.
Diariamente, a média móvel tanto de novos casos, quanto de mortes, é recalculada. Com isso, há possibilidade de prever como o desenvolvimento do vírus vai se comportar.
Há outro dado importante que caiu, a taxa de transmissão, pela qual, é um índice que define se haverá avanço ou não da pandemia.
Nesta segunda (18), a taxa ficou em 0,92. Isso quer dizer que 100 pessoas contaminadas podem infectar outras 92. Valores abaixo de 1 indicam que há tendência de queda de infecções por Covid-19.
Infelizmente, foram registrados outros 17 óbitos, em decorrência do vírus. O número total de vítimas é de 10.720, no DF.
Em relação aos novos casos, 461 pessoas foram infectadas na segunda-feira. No total, 511.145 pessoas adquiriram o novo coronavírus, no Distrito Federal.