Jovens talentos do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean) brilham em competição promovida pela Unicamp
Brasília, 30 de agosto de 2023 – Três alunas do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (Cean), uma escola pública do Distrito Federal, alcançaram uma conquista notável ao receberem a medalha de bronze na 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
As vitoriosas são Ananda Padme Amoras Neves, de 17 anos, Gabriela Valverde de Oliveira Alcici, de 18, e Manuella Manetti Silveira, de 17. Juntas, elas formaram um trio que subiu ao pódio para representar sua escola e sua cidade.
A competição da ONHB ocorre em formato de trios de estudantes, que são orientados por um educador. Nesse desafio intelectual, os três jovens estudantes de Brasília contaram com a orientação e apoio da professora de história Amanda Oliveira dos Reis.
O caminho para o sucesso da Olimpíada Nacional em História do Brasil começou com um número impressionante de 30,5 mil trios participantes. Desses, apenas 340 esforços se destacam o suficiente para chegar à fase final da competição. No final da jornada de conhecimento, a cerimônia de premiação distribuiu um total de 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze para os estudantes que se sobressaíram.
Em sua dedicação ao estudo da história do Brasil, Ananda ressalta a importância da disciplina não apenas como meio de entender o passado, mas também para aprender com os erros e evitar repetições. “A história é importante não só para sabermos de nosso passado e do porquê das coisas serem como são, mas, também, para consertarmos erros e não os cometermos novamente. A olimpíada encorajou os jovens a pesquisar e estudar sobre a história de nosso país e os problemas que surgiram, até os dias atuais”, enfatiza o estudante.
A conquista das medalhas de bronze por essas alunas estendidas não apenas ilumina o potencial educacional do Distrito Federal, mas também inspira outros jovens a se aprofundarem no conhecimento e na compreensão do passado que moldou o presente.