O salvamento ocorreu às 21h na quarta-feira (29), na Estrutural. Os policiais estavam trabalhando em uma operação perto do ocorrido. A avó do bebê foi a responsável por ter procurado e chamado os homens que salvaram a criança.
Um policial penal socorreu um bebê de 3 meses, que ficou engasgado com leite, no Distrito Federal. Os servidores públicos realizavam uma fiscalização de custódias, na Estrutural.
Walisson dos Santos, o policial que salvou o bebê, alegou que ele e seus colegas de trabalho estavam indo jantar, quando de repente uma mulher apareceu pedindo ajuda com a criança no colo.
O policial disse: “A neném estava inconsciente. Na hora, coloquei ela nos braços e, como tenho treinamento em primeiros socorros, comecei a fazer as manobras de reanimação”.
Após tentar algumas vezes, o bebê expeliu o leite e chorou. No momento em que a mãe chegou no local do salvamento, a criança já estava melhor do incidente. Entretanto, a mãe estava pálida e ficou em pânico assim que viu a filha engasgada.
O agente explicou que, em mais de uma década como policial, nunca passou por um acontecimento desse tipo.
Completou dizendo: “Se ficar mais nervoso que os familiares, não dá para socorrer. Ouvir o bebê chorar foi extasiante. Valeu a pena tudo que a gente passou nos cursos, todo aprendizado”.
O que fazer caso um bebê engasgue?
Primeiramente, é necessário que a pessoa que vai socorrer, mantenha calma.
A metodologia para o salvamento de bebê engasgado é dar 5 tapas fracos nas costas. Vale ressaltar que é preciso que socorrista coloque a criança de bruços e inclinada ao chão.