Terremoto de 6,8 Pontos Causa Pânico no Marrocos

Um terremoto de magnitude 6,8 pontos na escalada Richter abalou o Marrocos nesta sexta-feira (8), deixando a população em estado de choque. O epicentro do tremor foi localizado a 77 quilômetros da cidade de Marrakech, no país.

De acordo com informações do Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM), o terremoto teve uma profundidade de 10 quilômetros. Por outro lado, o Serviço Geológico dos EUA (USGS) relata que a magnitude do tremor atingiu 6,8, com um hipocentro situado a uma profundidade de 18,5 milhas.

Moradores das áreas afetadas descreveram o terremoto como um evento intenso que durou cerca de 30 segundos, causando rachaduras nas paredes e quebra de vidros de janelas. Também foram relatados tremores secundários aterrorizantes e prolongados. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou feridos.

É importante destacar que a região afetada pelo terremoto está situada na Cordilheira do Atlas, uma das formações geológicas mais significativas da África. Em 2004, um terremoto ocorreu na região de Al Hoceima, ao norte do país, resultou em mais de 600 mortes.

Este evento sísmico ocorre menos de um ano após um terremoto de magnitude semelhante (6,8) ter deixado uma pessoa morta e 79 feridas em Taiwan, e outro com a mesma gravidade ter causado a morte de 12 pessoas no Equador em setembro de 2022. A ocorrência desses terremotos serve como um lembrete da importância da preparação e da prontidão para desastres naturais em todo o mundo.

Picture of Humberto Pereira

Humberto Pereira

Jornalista Responsável - Registro - 13759/DF