A Câmara Legislativa inaugurou ontem (07) a exposição “Climatech Israel – Inovações Sustentáveis Desenvolvidas em Israel”. O evento contou com a presença do embaixador do país, Daniel Zohar Zonshine, com membros da embaixada e do parlamento israelense, com deputados distritais e representantes do GDF.
O embaixador destacou a importância da exposição para a divulgação de ações sustentáveis e para o fortalecimento das relações entre os dois países “estamos agindo para mostrar a amizade entre Israel e Brasil e, por outro lado, mostrar possibilidades israelenses, seja na área de meio-ambiente, de energia, de água ou agricultura”, afirmou.
O presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), agradeceu a presença das autoridades israelenses e elogiou as iniciativas do país em prol da sustentabilidade.
“Quero agradecer e parabenizar a toda a comitiva pela importância desse papel que vocês fazem em nosso país, e tenho certeza que em muito vai contribuir para a melhoria da vida do povo do Distrito Federal”, declarou.
O secretário de relações internacionais do GDF, Paco Brito, aproveitou a oportunidade para destacar a importância das ações de Israel para Brasília. “Agradeço ao embaixador e a Israel pela doação do primeiro biodigestor do DF, instalado no assentamento Oziel Alves III, o maior assentamento rural do Distrito Federal”, lembrou o secretário.
O deputado pastor Daniel de Castro (Progressistas-PP), que preside a frente parlamentar de cooperação e amizade Brasil-Israel, elogiou a exposição e o investimento que o país tem feito em práticas sustentáveis. “Quando falamos em tecnologia, dá para entender porque Israel está no topo da tecnologia mundial”, destacou o distrital.
Tecnologia em prol da sustentabilidade
A exposição apresenta 40 iniciativas inovadoras desenvolvidas por empresas startups que utilizam a tecnologia para contribuir com um meio-ambiente sustentável em diversos setores diferentes.
Uma dessas ações é da empresa Wasteless, que utiliza a inteligência artificial para reduzir desperdício de alimentos em supermercados utilizando rótulos eletrônicos que auxiliam varejistas a darem descontos em produtos que estejam próximos da data de vencimento.
A UBQ Material aplica a tecnologia para converter lixo em produtos de construção, reduzindo a emissão de carbono e fornecendo uma solução circular para resíduos sólidos orgânicos. Já a Cropx promete uma agricultura inteligente para alimentar mais pessoas com menos água. A empresa desenvolveu um sistema que mede dados do solo por meio de sensores para o controle correto da irrigação. Há expectativa de economia de mais de 40% de água.
Outro projeto inovador é o da ElecReon, que propõe estradas tecnológicas que carregam seu carro elétrico enquanto você dirige. Já a Sesame desenvolveu um smartphone que funciona sem o uso das mãos. O aparelho vem para facilitar a vida de pessoas com mobilidade reduzida e utiliza tecnologia vinculada à visão para permitir que pessoas enviem mensagens, e-mails e realizem chamadas apenas movendo a cabeça.
A exposição ficará aberta até o dia 1º de setembro, das 9h às 19h, no Espaço Cultural Athos Bulcão, em frente ao Foyer do Plenário.